domingo, 9 de outubro de 2011

A história do Mac OS, Sistema Operacional criado por Jobs em 84



O Mac OS pode não ser tão popular quanto o Windows, mas tem seu espaço garantido no mercado, e também no coração de muitos fanáticos. Na verdade, o Mac OS foi o primeiro sistema operacional a oferecer uma interface gráfica aos usuários. Antes dele, só aquelas telas pretas, com letrinhas verdes.A história do Mac OS começou em 1984, quando foi lançada a primeira versão do sistema. 

Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP, explica que na década de 80 existiam três grandes visionários. Dois deles bem conhecidos: Steve Jobs, que já lançou seu primeiro Macintosh com sistema operacional baseado em janelas e Bill Gates, que desenvolveu o grande sistema operacional para microcomputadores, o MS-DOS.

O Mac OS foi o primeiro sistema gráfico a usar ícones para representar os itens do computador. O sistema também foi pioneiro na disseminação do conceito de "Desktop" com uma "Área de Trabalho" com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.Até a versão 7.6 o sistema operacional da Apple era chamado apenas de "System". Só a partir daí ele passou a ser chamado de Mac OS, que evoluiu até sua "versão 10". O lançamento oficial e completo do Mac OS X ocorreu em 24 de março de 2001.

Hoje, o sistema operacional da galera da Maçã já está na sua versão 10.7 – todas as últimas atualizações receberam nomes de felinos agressivos e rápidos. Começamos com o Cheetah, em 2001, depois veio o Puma, o Jaguar, o Panther, o Tiger, o Leopard, o Snow Leopard e, em julho desde ano, nasceu o Lion – a mais recente versão do Mac OS X.



Morre Steve Jobs, fundador da Apple

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons